Como Platinar o Cabelo – o Guia Absolutamente Completo – 2018

Como Platinar o Cabelo Passo a Passo

Estamos vivendo em um momento em que cabelos com mechas platinadas encontram-se muito em alta. Por isso, preparamos um passo a passo para você aprender a como platinar o cabelo e chegar num tom de loiro muito bonito e mais claro.

Quem ensina é o hairstylist técnico e educador em Colorimetria Alejandro Valente.

Alejandro Valente

Alejandro Valente

Qual tipo de cabelo pode ser platinado?

como platinar o cabelo

Existe uma regra a ser seguida para que você consiga chegar num loiro platinado por inteiro.

Naturalmente, para um cabelo que já esteja por exemplo com uma progressiva, fragilizado, ou até mesmo que já possua alguma coloração tanto nas pontas como no comprimento, chegar num loiro platinado pode ser mais difícil, e haverá uma maior dificuldade de se chegar num tom uniforme.

Alejandro deixa claro que deve-se sempre priorizar a saúde dos cabelos, e fazer o que a estrutura de seus fios permite, e não apenas o que você quer, pois nem sempre isso será o mais seguro.

É até possível clarear cabelos com tinta, que estejam com tons alaranjados e castanhos, mas chegar no tom platinado, cinza ou branco é praticamente impossível nesses casos.

Cabelos “virgens” e sem química são os mais indicados. Portanto, muitas vezes cortar as pontas tingidas e trabalhar apenas nos cabelos naturais é a melhor solução para um tom uniforme.

A realidade é dura, mas nem todos os cabelos podem ser platinados.

Técnica de Descoloração ou decapagem

cabelos com mechas platinadas

Existem muitas técnicas para se descolorir os fios, e geralmente as mais tradicionais são as mais complicadas e que levam mais tempo, além de tornar os fios mais suscetíveis a quebrar.

Veja no vídeo abaixo, como o Alejandro faz de forma prática e rápida. Ele divide o cabelo em mechas no sentido vertical, onde você já aplica o produto à 1 centímetro da raiz e deixa a mecha descansando no caimento natural.

Com essa técnica, você consegue visualizar melhor seu trabalho, não faz tanta sujeira, não deixa o cabelo “emaranhado”, e ainda consegue voltar à uma mecha específica se precisar, sem danificar todo o cabelo.

Como Deixar o Cabelo Platinado

platinar o cabelo

É muito importante que se inicie testando as mechas, e monitorar como elas reagem ao descolorante.

Ainda, uma ótima dica é que não lave o cabelo no dia em que pretende descolorir. A oleosidade natural do couro cabeludo agirá como um filme protetor no processo de descoloração.

Além disso, verifique se o couro cabeludo não está sensível ou apresentando alguma vermelhidão, feridas ou coceiras. Nesses casos, suspenda a descoloração até que você descubra do que se trata.

Assista ao vídeo abaixo, e veja como deixar o cabelo loiro platinado com Alejandro Valente:

A técnica que o Alejandro indica para aplicar o descolorante é no sentido vertical, que já mostramos.

O tempo de pausa é determinado pelo próprio cabelo e o fundo de clareamento já alcançado. Geralmente, usa-se um tempo entre 1h e 1h20.

No vídeo acima, Alejandro consegue chegar à um fundo de clareamento 8 no lavatório, onde é possível ver que ainda restam mechas de amarelo laranja. Neste caso ele se baseou nas mechas mais escuras e usa um corretor azul.

A base que foi usada é de 30 gramas de 8.1, mais 1 centímetro de corretor azul.

Em seu Curso Avançado de Colorimetria, Alejandro Valente ensina passo a passo tudo sobre atingir os melhores resultados profissionais não apenas para cabelos platinados, mas para todos os tons desejados. Clique aqui para conhecer.

Como Manter o Cabelo Platinado?

 produtos para platinar o cabelo

Como chegar no loiro platinado dá bastante trabalho e danifica bastante a estrutura dos fios, saber como cuidar e como manter as mechas é de suma importância.

Utilize produtos específicos para cabelos loiros platinados, que geralmente são de cor violeta, para retirar resíduos de amarelado que vão se acumulando com a oleosidade natural dos cabelos e poluição do ambiente.

Prefira máscaras e shampoos violeta ou azuis que irão reavivar a cor e proteger a cutícula dos fios.

Não esqueça que o cuidado com os fios não se limita apenas aos cabelos. Você precisa cuidar da coloração da sua sobrancelha também. Para isso, saiba mais sobre o curso sobrancelhas perfeitas.

Violeta genciana para platinar, dá certo?

cabelo loiro platinado violeta genciana

A violeta genciana foi desenvolvida originalmente para tratar afta de bebês, mas hoje é utilizada por muitas pessoas para neutralizar o amarelado do cabelo.

É possível encontrar muitas receitas na internet misturando a violeta genciana em shampoos, cremes de pentear, ou apenas diluindo em água, tudo isso em diversas proporções e modos de preparo diferentes.

Essas receitas são muito populares pelo fato da violeta ser fácil de encontrar e ter um preço muito acessível.

Porém, esse produto contém uma grande quantidade de álcool em sua formulação, que resseca e danifica muito seu cabelo.

Ainda, a concentração de pigmento é extremamente alta, e mesmo usando apenas algumas gotas, ele pode impregnar em seu cabelo, manchar sua pele, toalha, enfim, onde ele tocar, e você terminar com o cabelo literalmente roxo.

Produtos Violeta Não Hidratam

creme roxo desamarelador

É isso mesmo. Produtos como shampoos e máscaras de tratamento violetas por si só, não têm a função principal de hidratar, mas sim de depositar pigmento na cutícula dos fios para reavivar a cor platinada, acizentada.

Prefira portanto, produtos que além de serem violetas/azuis, contenham propriedades adicionais, como queratina, aminoácidos ou proteínas que irão fazer uma reposição de nutrientes e hidratar seu cabelo.

Nunca use máscaras violetas que não contém a propriedade de nutrir, ou seus cabelos ficarão cada vez mais secos e quebradiços.

Produtos para Cabelos Loiros Platinados

produtos para cabelos platinados

Existem hoje no mercado muitos produtos para cuidar dos cabelos platinados que são de cor violeta, mas o princípio ativo deles não é a violeta genciana, e as pessoas confundem muito esse conceito.

Clique aqui para conhecer alguns produtos que deixamos como sugestões para te ajudar a tirar o amarelado do cabelo sem danificar, hidratando e tratando de verdade.

Se você se interessa por esse assunto e quer saber como se tronar um profissional no quesito de tonalização e cores de cabelos, clique aqui para conhecer o Curso de Colorimetria Avançada com Alejandro Valente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *