Combinando Saúde e Dieta Desintoxicante (Detox)

O que mais se vê hoje em dia nas revistas, TV e redes sociais, são pessoas falando que estão fazendo algum tipo de dieta desintoxicante (ou mais conhecida como “detox” ou destoxificante).

Mas será que realmente vale a pena confiar sua saúde em uma promessa de que, depois de um final de semana de exageros na alimentação, basta alguns dias tomando sucos verdes e receitas detox, que haverá a limpeza de nosso organismo, ajudando ainda no emagrecimento, como uma espécie de dieta rápida?

Soa muito bom para ser verdade, não? Como num passe de mágica, todo aquele brigadeiro vai embora com um simples suco de couve com maçã! Bem, não é bem assim que funciona. Entenda nesse artigo, qual o real sentido do termo “detox”, tão distorcido nos dias atuais, e como fazer para cuidar de sua saúde, ao pensar em se adotar esse tipo de dieta:

Dieta Desintoxicante e Xenobióticos

Somos atacados diariamente por substâncias que são estranhas ao organismo, chamados xenobióticos. 

A palavra vem do idioma grego: xeno quer dizer estranho e biótico está relacionado à vida. Assim, xenobióticos são compostos estranhos à um organismo ou à um sistema biológico. 

É a denominação dada ao conjunto de produtos estranhos à composição normal da água ou de algum alimento, como antibióticos, aditivos sintéticos utilizados em embalagens, praguicidas, hormônios promotores de crescimento de animais, metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio entre outros.

Outros xenobióticos que podem ser citados, são os aditivos químicos e conservantes alimentares. A poluição ambiental, também se inclui nessa lista, assim como as gorduras trans, saturadas, bebidas alcoólicas, adubos agrícolas, medicamentos, substâncias encontradas em embalagens de alimentos, entre outros.

É importante citar ainda, outros fatores que aumentam o caráter tóxico do nosso organismo:

  • jejum;
  • dietas de baixa caloria;
  • dieta pobre em proteínas;
  • deficiência de vitaminas e minerais;
  • dietas ricas em carboidratos;
  • cigarro;
  • alimentos ricos em adoçantes (principalmente os artificiais).

Inúmeras doenças estão relacionadas com a presença dessas substâncias como câncer, Alzheimer, Parkinson, diabetes, fibromialgia

O que é a Verdadeira Dieta Desintoxicante (Detox)

Também chamado de processo de destoxificação ou “detox”, esse processo ocorre diariamente em nosso organismo.

Um plano alimentar detox, tem como objetivo potencializar e garantir que todas essas toxinas sejam eliminadas, de maneira eficaz, por meio das fezes e urina, de modo que nenhum processo metabólico seja alterado ou algum órgão danificado.

Os órgãos principais desse processo são o fígado e o intestino, que transformam os xenobióticos em substâncias de fácil eliminação.

Recentemente, o plano alimentar de destoxificação vem sendo muito citado na mídia, porém é relatado, na maiorias das vezes, com conceitos errados. Por exemplo, ela não consiste apenas na correção de exageros alimentares e não é uma dieta onde só há a ingestão de líquidos por longos períodos.

A detoxificação não deve ser caracterizada por uma dieta de emagrecimento, pois sua finalidade é a de reduzir o caráter tóxico de substâncias nocivas, e assim eliminá-las.

Porém, é verdadeiro afirmar que, a partir do momento em que se inicia esse processo, o metabolismo pode reagir melhor e beneficiar o emagrecimento.

Objetivos de Uma Dieta Detox

O plano alimentar “detox” tem como objetivo garantir que o processo de eliminação de todas as toxinas armazenadas no corpo ocorra da maneira correta.

Para tanto, é necessária a suplementação de alguns tipos de aminoácidos, vitaminas e minerais, que são de extrema importância no momento de destoxificação, pois em conjunto com a dieta, estes irão garantir que todas as toxinas liberadas no corpo sejam realmente eliminadas e não transferidas para outros órgãos.

Essa suplementação específica assegura também a proteção do organismo contra a exposição à essas toxinas.

A duração da dieta de desintoxicação varia. Ela pode ter 9, 15, 21 ou 28 dias, e a quantidade é estabelecida pelo profissional que estiver te orientando, onde o mesmo irá avaliar a necessidade de cada indivíduo, de acordo com sinais e sintomas relatados e também condições físicas e bioquímicas.

Como Identificar Que Você Precisa de Uma Dieta Detox?

 

Preste atenção se você tem múltiplas hipersensibilidades, ansiedade, tonturas, déficit de memória, concentração ruim, fadiga generalizada, dores de cabeça/enxaqueca, dificuldade de emagrecimento entre outras.
 
Outros sintomas ainda como, depressão, gosto metálico na boca, TPM, baixa tolerância à alimentos gordurosos, sonolência após se alimentar, constipação, problemas cutâneos, problemas digestivos, entre outros, podem indicar que seu organismo está precisando de uma ajuda à mais para realizar a eliminação de toxinas.

Existem algumas fases da vida em que esse processo não é indicado como por exemplo em crianças, gestantes, lactantes e indivíduos em tratamento farmacológico, como quimioterapia, radioterapia e em uso de imunossupressores.

Para aumentar a capacidade de desintoxicação do nosso organismo, e promover saúde e emagrecimento saudáveis, é preciso praticar atividades físicas, diminuir a ingestão de medicamentos sem prescrição médica e seguir um cardápio saudável, consumindo alimentos de preferência orgânicos, que aumentem a capacidade de destoxificação do nosso organismo, como por exemplo, couve, vegetais verdes escuros, limão, cúrcuma, e chá verde.

Dietas desse tipo devem ser sempre orientadas e acompanhadas por profissionais capacitados, pois caso não seja prescrita e executada da maneira correta, pode trazer prejuízos a saúde.

texto por @ricciarellinutri

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *