Treino de Corrida Para Secar Gordura

Cada vez mais os estudos científicos avançam e comprovam que não são os exercícios aeróbios de baixa intensidade e longa duração que irão te fazer perder gordura, mas sim os de alta intensidade e curta duração, que causam realmente um “desequilíbrio” em seu balanço energético, fazendo com que você queime mais gordura – e consequentemente, de brinde, passe menos tempo na academia.

É pura lenda, portanto, dizer que o exercício aeróbico emagrece.

Veja o que o Dr. Julian Yin, endocrinologista, nutrólogo e médico do esporte tem a dizer sobre os exercícios intervalados de alta intensidade:

Antes de se iniciar qualquer intervenção profissional seja em sedentários ou em atletas, é imprescindível que os mesmos estejam orientados pelo seu Médico do Esporte, Médico Endocrinologista e Médico Nutrólogo. . Muitos pacientes me procuram para melhorar a forma física e queimar a indesejável gordura, mas a grande maioria não obtém os resultados esperados. Dentre os vários tipos de treinamentos disponíveis, um deles está sendo reconhecido por ser mais eficiente na obtenção de resultados, o HIIT – High Intensity Interval Training (traduzido para o português como Treinamento em Intervalos de Alta Intensidade), desenvolvido pelo professor japonês Izumi Tabata. No HIIT o importante é não aumentar o tempo da atividade. O ideal é manter o tempo curto e realizar o exercício da forma mais intensa e explosiva possível. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal4. Durante esse tempo o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia. Um estudo de pesquisadores da East Tennessee State University, em 20012, mencionou que indivíduos que seguiram o programa HIIT queimaram 100 calorias a mais nas 24 horas após o treino

Emagreça enquanto dorme? Sim, é o que vai acontecer!


Exatamente isso que você leu. Desde que você esteja fazendo os exercícios com a intensidade correta, você irá se beneficiar principalmente quando etiver em repouso.

Como já explicado em um post anterior, exercícios intervalados de alta intensidade, ou HIIT (High Intensity Interval Training),  são muito mais eficazes, pois promovem uma aceleração momentânea do metabolismo muito maior do que exercícios de baixa intensidade de longa duração, fazendo com que seu organismo leve de 24 à 48 horas para voltar ao equilíbrio.

Esse esforço que seu corpo faz para que seu metabolismo volte ao normal é exatamente o que desencadeia a queima de gordura. Portanto, não importa quanto você gasta no momento do exercício, mas sim após ele. E o que vai determinar se você irá gastar mais ou menos gordura é intensidade empregada da maneira correta.

Em outro artigo recente mostramos para você um programa de treinamento desenvolvido pela Personal Trainer Olívia Andriolo, que é totalmente focado em Treino HIIT, chamado Corpo de 21.

Se você se interessou., e que saber mais sobre esse programa de treinamento, clique aqui para conhecer.

olivia2

Aliando a Corrida com Treino de Alta Intensidade e Curta Duração
Treino de Corrida Para Secar Gordura - Você ainda cai nessa?

Mesmo considerando as informações acima, algumas pessoas simplesmente se identificam mais com corrida, e se sentem melhor correndo. Algumas encaram a corrida como uma sessão de terapia, meditação e relaxamento, e não abrem mão desse momento por nada.

A boa notícia para essas pessoas, é que possível incorporar a corrida em seu treino para secar gordura, desde que feito da maneira correta, e que se adote algumas medidas de segurança.

Ajuste a intensidade corretamente e de forma segura

A intensidade é uma medida individual, pois cada indivíduo tem um nível de condicionamento físico diferente. Para alguns, trotar já será um esforço tremendo, enquanto que para outros, correr à 20 km/h será seu máximo. Portanto, cada um terá a sua velocidade máxima.

Em exercícios intervalados de alta intensidade, o ideal é que você esteja à 120% de sua frequência cardíaca máxima (FCM), e realize pequenos intervalos entre cada tiro de corrida.

Por exemplo, se sua FCM é de 192, 120% seriam 232 BPM. Veja como calcular sua frequência cardíaca máxima nesse artigo.

Treino de Corrida Para Secar Gordura - Você ainda cai nessa?

Monitore sua frequência cardíaca sempre

Por isso, é muito importante que você controle sua frequência cardíaca, para ter certeza de que não está acima ou abaixo de seu limite. Ter esse controle é essencial, pois treinar acima da faixa ideal pode trazer prejuízos ao corpo, ocasionando lesões e, em alguns casos, até desencadeando um enfarto.

Para isso, invista em um bom frequencímetro que ofereça o mínimo de recursos, para você monitorar seu desempenho. Não precisa ser um monitor cardíaco de última geração, com bluethooth, acesso à internet e que poste no Facebook. Desde que meça seus batimentos cardíacos com precisão e tenha uma alarme que te avise quando você estiver ultrapassando sua zona limite, estará de bom tamanho.

Nossa sugestão: Monitor Cardíaco Digital Polar FT1, pois é o mais em conta dos “Polares”, que é a marca mais confiável do mercado, e o custo benefício compensa.

Como fazer  os treinos intervalados de corrida

Treino de Corrida Para Secar Gordura - Você ainda cai nessa?
Existem várias maneiras de se fazer o HIIT correndo, e a variação ocorrerá na relação que você der entre esforço e pausa, que deve ser definida de forma porporcional. Isto é, para cada período de esforço, um período de pausa que seja:

  • igual ao esforço – relação 1:1 – Um tiro de 30 segundos e 30 segundos de pausa
  • metade do esforço – relação 2:1 – Um tiro de 30 segundos e 15 segundos de pausa
  • dobro do esforço – relação 1:2 – Um tiro de 30 segundos e 1 minuto de pausa

Obviamente, as relações 2:1 são mais eficientes e trarão melhores resultados, mas o ideal é que cada um encontre o seu limite. Para quem é iniciante, por exemplo, comece coma relação 1:2 e aos poucos, melhore o condicionamento diminuindo essa relação.

Para quem não gosta de corrida

Se você só estava procurando pelo Google por treinos de corrida para secar, mas na verdade você não curte correr, a boa notícia é que é possível fazer o treino intervalado em qualquer lugar, inclusive em casa.

O programa de treinamento que mencionamos logo acima, do Personal Raphael Capel, traz exatamente exercícios que podem ser feitos em qualquer espaço aberto, podendo ser na sala de sua casa ou em parques.

Ele traz uma série de 30 treinos diários de 15 minutos, em média, fazendo com que você atinja seu limite máximo em pouco tempo, e ative a queima de gordura por até 48 horas.

Nós recomendamos o treino HIIT por ser um método simples e seguro, e por ser assinado por profissionais que possuem autoridade no que falam.

Saiba mais sobre o Treino Corpo de 21 aqui.

Treino de Corrida Para Secar Gordura
5 (100%) 354 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *